Menu Fechar

A primeira viagem a Marrocos do Miguel

A primeira viagem grande, em TT, do Miguel foi na Páscoa de 2016, ele tinha 13meses! Pelo pai é sempre tudo fácil e sem qualquer problema, na minha cabeça é que se passam sempre os “filmes” e as preocupações todas 😁

Queria muito ir e experimentar uma viagem deste género com o nosso bebé mas confesso que equacionei e quis ter tudo bem preparado. Falei com a pediatra e ela deixou-me mais descansada, levei medicamentos para possíveis problemas que surgissem devido a diarreias, gastroenterites, desidratação, e outras mais comuns na idade dele (febre e tosse).

Levei roupa quente e fria, banheira insuflável, brinquedos (poucos), saco cama quente se fosse preciso para ele, mantas, chapéus de sol (mais que um no caso de perder), papas, fazíamos sopa, levámos um passador à moda antiga, ele bebia leite adaptado na altura, compravamos  muita fruta para cozer e esporadicamente (viagens de barco) aquelas comidas de boião que comprei pela primeira e única vez na altura (tentei comprar as que tinham menos sal e conservantes).

Ao fazer o itinerário optámos por não passar por muitas “cidades grandes” por terem mais população e o Miguel ser ainda pequenino e mais suscetível de apanhar algumas doenças.

Fizemos um percurso a passar pelas montanhas do Atlas na zona de Imilchil e pelas gargantas do Todra e descemos de seguida para o deserto até às dunas de Merzouga, um percurso com paisagens lindíssimas como Marrocos nos sabe tão bem apresentar e tudo vivido ainda com mais intensidade por podermos ter ali connosco o nosso tesouro. Tivemos o cuidado de não ficar mais de duas noites seguidas em campismo selvagem para podermos dar um banho em condições ao piqueno (embora todos os dias tomasse banho na banheira insuflável) e se entretanto houvesse algum imprevisto/urgência com ele, não estarmos muito longe da civilização também.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Miguel adorou brincar na areia, caminhar pelas dunas com o pezinho descalço (quer dizer eu acho que gostou mas se calhar gostei mais eu do que ele, para o Miguel até podia ser na Fonte da Telha que era igual 😂).
Houve apenas um momento na viagem que me assustou um pouco, porque apanhámos algum calor e o Miguel fez uma reacção cutânea, ficou cheio de borbulhinhas pelo corpo. Tivemos de parar, montar a tenda pequenina, despi-lo, passar com água e compressas e lá foi aliviando! Mas claro que no quente do momento disse logo “Mário temos de ir já embora”. Mas entretanto a situação normalizou e eu acalmei e disse que não havia necessidade de ir embora, que tínhamos de vesti-lo com roupa mais fresca, pelo menos enquanto estávamos dentro do carro, porque realmente tinha ficado calor um pouco de repente. Levámos medicamentos para tudo mas não levámos um creme hidratante para estas situações 😅
Houve uma situação muito engraçada, logo no inicio do percurso  numa garganta dos Atlas, parámos para andar um pouco a pé e fomos ver umas antigas construções onde escondiam os cereais. Eu levava o Miguel no mochila, à frente. Apareceram uns locais e uma das senhoras começou a rir-se para mim e a apontar para o Miguel e depois virou-se de costas, levantou o manto que trazia e mostrou-nos o bebé que transportava nas costas 😍 Depois apontou para os pezinhos do bebé dela e percebi que estava a pedir sapatos, como só levei um par para o Miguel deixei-lhe quase todas as meias que tinha levado e ela agradeceu imenso, com um sorriso que me encheu o coração!
Foi sem dúvida uma viagem inesquecível ☺️
 

6 Comments

    • mamaoverlander

      Obrigada Rúben!
      Estava com bastante receio da resposta dela por acaso, mas ela é muito prática e foi super descontraída, disse logo que as pessoas fazem um bicho de sete cabeças de Marrocos e que ela já lá tinha estado (o que acho que ajudou na resposta dela) e que não via qualquer problema em levar o Miguel. Andamos a preparar a viagem deste ano a Marrocos e ela também já sabe que a Madalena irá com 10 meses 😉

  1. Sílvia Nobre

    Fantástico fofinha
    Parabéns pelo blog.
    É bom ler este post e perceber que as dúvidas e receios que andam na minha cabeça sobre o Rafa ir a Marrocos não são só meus!
    Tens de me dar muitas dicas
    Devias fazer um post sobre fazer TT e acamapar com bebés

    • mamaoverlander

      Obrigada querida =)
      Estou aqui para te ajudar em tudo o que precisares já sabes! A primeira vez é normal ter imeeeeeensas dúvidas!
      A ver se faço esse post 😉

Deixar uma resposta