Menu Fechar

Marrocos 2019 – Diário de bordo – Dias 3, 4 e 5

Dia 3

Acordei melhor, já consegui comer qualquer coisa finalmente! Mais um dia de estrada pela frente!

Último dia até chegarmos ao percurso off-road! Chegámos já bastante tarde mas chegámos! O dia foi na maioria ainda em direcção ao ponto de partida, fizemos uma pausa para almoço ao lado da estrada que vai para Tiznit, com uma temperatura maravilhosa (ou não!!!) de 38graus 🥵 Abastecemos o carro em Tiznit e entrámos no percurso ao final da tarde! Tentámos logo encontrar um local para acampar mas estava complicado por causa das carraças! Acabámos por ficar junto a uma praia, ao lado da casa de um pescador. Pedimos autorização e ele foi muito simpático e concordou em ter uns vizinhos diferentes naquela noite.
O dia seguinte era um dia há muito aguardado por mim, íamos percorrer as praias da costa marroquina, a Plage Blanche!

Dia 4

O caminho até chegar à Plage Blanche ainda foi um pouco demorado, achei que era mais rápido mas a progressão no caminho foi lenta.
Andar por ali é “A” sensação… há muito que queria fazer este percurso, sempre que via imagens e vídeos do pessoal a percorrer aqueles km de areal ficava sempre a pensar “ai eu também quero”! É realmente brutal, gostei imenso de percorrer a costa marroquina pela praia, algo que não se pode fazer em todos os sítios, vale mesmo a pena a experiência!
 
 
No final deste dia iríamos passar perto de um albergue e consoante a hora poderíamos optar pelo ficar por ali ou não. Fomos avançando no percurso e os locais para poder acampar não eram muitos, então fomos seguindo até que quase à chegada havia uma zona de dunas e acampar nas dunas é sempre acampar nas dunas 😁 É uma experiência memorável também, e então optámos por ficar por ali. Um dia em grande! 

Dia 5

Levantámos acampamento das dunas e retomámos o percurso. Uma paragem na localidade de Tan Tan para abastecer e ir ao mercado comprar pão, fruta e água (sou muito esquisita com águas, e em Marrocos só consigo beber “Sidi ali” e “Ciel”, fica a dica!) e seguimos caminho! Por questões de cada um, o grupo que estava connosco resolveu não continuar o percurso. Desta forma, seguimos viagem só nós e os meus sogros, 2 jipes, 4 adultos, 1 criança, 1 bebé e um montão de km de paisagens maravilhosas pela frente, assim esperamos nós. A paisagem hoje foi sem dúvida diferente. Andámos no oued Draa (oued significa rio e em Marrocos os rios estão na sua maioria todos secos e então é possível andar dentro do rio). Já li histórias acerca deste oued em que em dias cheios de sol, de repente as pessoas são apanhadas por uma corrente de água enorme devido às chuvas nos atlas 😮 É por isso que na hora de escolher um local para acampar à noite é preciso ter bastante atenção a estes pequenos pormenores.
A seguir apanhámos uma pista daquelas mesmo boas, rolantes, e com uma paisagem de fundo a condizer, infinito e mais infinito! Passámos por uma aldeia nómada, em que as crianças vieram logo a correr para nós. É assim que se vê se é um local de muita passagem de estrangeiros ou não! Quando não estão habituados a ver pessoas diferentes, continuam o que estão a fazer e simplesmente observam ou acenam, se estão habituadas a ver jipes vêm logo a correr e algumas a pedir coisas. 
A pausa para lanchar foi difícil mais uma vez pela presença de carraças 😡 lá conseguimos ficar perto de um oásis, muito bonito e com uma nascente de água! Foi mesmo pena não podermos ficar mais perto dele e mais descansados a lanchar por ali! 
A pista rolante foi sol de pouca dura, e deu lugar a uma pista bastante exigente e com muitas valas para passar. Ainda bem que substituímos o para-choques traseiro por um mais robusto da marca AFN, porque nesta altura já tínhamos ficado sem para-choques e amolgado o carro 🙄

Parámos cedo finalmente e foi hora de banhoca para todos! Com a água morna dos sacos que iam em cima do carro e com um tempo agradável, soube mesmo bem! O Miguel adorou tomar banho em pé dentro do anexo, foi uma experiência engraçada para ele e passou o resto da noite a falar nisso, a dizer que tínhamos de tomar banho assim todos os dias antes de ir dormir porque estávamos muito sujos 😅

2 Comments

  1. rituais.com

    Viagem fantástica! Numa fotografia em que estão a trialar num oued, fizeram-me lembrar a primeira vez que estive nesse país fantástico, com o avô dos vossos filhos 😉

Deixar uma resposta