Menu Fechar

Testámos a tenda de tejadilho Overzone da Autohome

Artigo publicado na Revista Overland Portugal nº 6

Seja qual for a atividade outdoor que estejamos a fazer, viagem em autonomia por Marrocos, montanhismo ou um simples fds num parque de campismo, a tenda é o acessório fundamental que nunca pode faltar, excetuando os casos em que se dorme dentro do próprio veículo claro. Tendo eu passado toda vida a acampar desde os cumes dos Alpes aos desertos de Marrocos, o ano passado decidi com a Ana adquirir uma tenda de teto para usarmos no nosso veículo de viagem uma pickup Isuzu. Tinha de ocupar pouco espaço no tejadilho, ser rápida de montar e ter um avançado com entrada protegida da chuva e vento. Depois de muita ponderação e comparações de caraterísticas, decidimos pela Autohome Overzone.  

A Overzone é uma “softshell”, ou seja, tenda de pano que se abre e fecha em forma de sandwich em oposição às “hardshell” que se abrem verticalmente. Por um lado, as “softshell” ocupam menos espaço no tejadilho, mas demoram mais tempo a montar. As “hardshell” geralmente ocupam todo o tejadilho do carro, mas são muito práticas de montar.

Características técnicas:

  • Dimensões arrumada – 35x110x160 cms.
  • Dimensões aberta – 125×290 (com avançado) x160 cms (existe com larguras 140 e 180 cms).
  • Peso – 65kgs
  • Estrutura e escada em alumínio
  • Tecido de algodão e acrílico de 420g/m2
  • Capa protetora em PVC
  • 2 janelas laterais com mosquiteiros que se abrem e fecham do interior
  • 1 janela frontal com avançado
  • Ganchos no avançado para pendurar material
  • Elásticos internos para ajudar na arrumação da tenda
  • Preço a partir de 2779 euros (versão mais pequena)

Extras adquiridos

  • Anexo
  • Forro externo contra intempéries
  • Colchão anti-condensação

A Autohome Overzone deriva duma das primeiras tendas de teto, a Air-Camping de 1959 mantendo-se fiel ao design original e características principais. A Autohome é na verdade uma das pioneiras neste tipo de tendas e já conta com uma experiência sem comparação nestes artigos. Mas como esta experiência se traduz na qualidade da tenda?

Começando pela capa exterior, está presa por elásticos ao invés do tradicional fecho de correr.  Muito prático e resistente. Não há preocupações com o pó ou o gelo vir a danificar o fecho de correr. E mesmo naquelas circunstâncias em que deixamos algo mais dentro da tenda com este sistema é sempre possível colocar a capa.

Depois de retirar a capa, que é onde se perde mais tempo, a montagem da tenda é extremamente rápida. Este é um dos critérios que mais valorizamos nas tendas e a Overzone é notável neste aspeto. Depois de colocada a escada com um sistema autoajustável muito simples, estica-se a entrada com dois tubos telescópicos e está pronta para dormir. Não há varetas para ajustar nem panos externos ou janelas para esticar. Para arrumar, prende-se os esticadores internos que impedem que o pano fique de fora e realiza-se a operação inversa à montagem. Apenas a capa exterior demora mais tempo.

Dormir, bem para quem vem das tendas de chão com as esteiras e colchões de ar é incomparavelmente mais confortável. O colchão é bastante confortável e apesar de ser em duas partes não se nota a divisão. Tem duas janelas laterais triangulares pequenas com mosquiteiro, com um mecanismo de abertura e fecho interior muito prático que evita a necessidade de sair para abrir ou fechar as janelas. À entrada e na frente da tenda tem duas janelas grandes, a frontal com a possibilidade de fazer um mini toldo para ver a paisagem logo pela manhã.  O fecho e abertura da janela frontal e da entrada são diferentes do comum. Ao invés do tradicional fecho de correr arredondado tem dois fechos de correr laterais verticais e um horizontal em baixo. A vantagem deste sistema, além da possibilidade de criar um toldo, está menos sujeito a ceder devido à tensão do pano da tenda. No entanto, para quem tem crianças pequenas ou bebés é importante nunca esquecer de fechar o fecho de correr horizontal caso contrário facilmente a criança pode cair. O modo de fechar e abrir o mosquiteiro é idêntico exceto que não tem fecho de correr horizontal. A forma de prender é debaixo do colchão e fica bem isolado, mas para quem tem crianças ou bebes não é o ideal. Deveria ter um fecho de correr horizontal em baixo no mosquiteiro como tem o pano da janela.

Por dentro reina a simplicidade e um estilo artesanal. Aliás este é um dos aspetos mais maravilhosos da Overzone. Logo à entrada, pendurados em duas barras laterais, encontramos uma série de ganchos para pendurar todo o tipo de coisas, sacos, roupa, toalhas e quando entramos temos também bolsos em cada lado. O pano é apenas amarrado à estrutura de alumínio. Simples, eficaz e permite esticar o pano se necessário. Não existem colagens, nem mesmo nas costuras. Pode parecer estranho, mas o pano de tenda é todo ele cozido como é suposto, mas sem qualquer costura estanque. Ao invés, é a própria característica natural do tecido de elevada gramagem que em contacto com a água expande impedindo a entrada de água pelas costuras. E nós podemos atestar a boa resistência à água em muitas noites de chuva que inevitavelmente acontecem nas nossas viagens. E se porventura nos encontramos numa situação climatérica extrema, chuvas torrenciais ou neve, a Autohome tem uma capa externa completamente impermeável que adiciona uma segunda camada para essas situações. A aplicação é muito simples e pode ficar montada quando se arruma a tenda. E quando temos de guardar a tenda molhada, o colchão e as mantas ficam molhados? Não, já podemos experimentar algumas vezes e sempre ficou tudo seco.

O tecido, concebido numa mistura de algodão com acrílico, tem um toque suave e artesanal. Muito diferente dos derivados de poliéster. E a inexistência de panos exteriores suplementares e janelas externas, aliada à elevada gramagem do pano da Overzone, mantém a tenda esticada e muito silenciosa sobre ventos fortes. Imaginem aquelas noites ventosas numa tenda de chão sem conseguir dormir com o pano de tenda a bater a noite toda. Na Overzone nem se nota o vendaval! Outro aspeto importante a ter em conta é a opacidade á luz. Ou seja, a quantidade de luz que o pano de tenda deixa entrar ou sair. Algo muito importante quando pernoitamos em locais abertos como desertos e não queremos estar visíveis. Inevitavelmente com os nossos filhos pequenos há sempre necessidade de brincadeiras e leituras antes de dormir e com muita luz à mistura e neste aspeto é notável a Overzone. De manhã a tenda mantem-se relativamente escura tornando os acordardes mais confortáveis.

Mas se há um aspeto nas tendas, sejam lá de que formato forem, que tem uma importância preponderante é a respirabilidade do pano e desse modo evitar a condensação. Para quem não sabe, condensação forma-se quando determinado tecido não permite a passagem das gotículas de água provenientes da nossa respiração. Ficam agarradas ao tecido e à parte inferior do colchão e em grandes quantidades deixa o interior molhado, além das desconfortáveis pingas que inevitavelmente começam a cair. A forma de evitar este fenómeno é manter janelas abertas de modo a permitir alguma corrente de ar só que, em muitas situações nomeadamente em climas frios e principalmente quando temos bebés e crianças, essa hipótese não se põe. Para evitar a condensação a Autohome criou um tecido à base de algodão e acrílico de elevada gramagem que conta com boa respirabilidade mantendo a resistência à água. Na prática mesmo nas noites frias de inverno com dois adultos e duas crianças em que inevitavelmente temos todas as janelas fechadas, a formação de condensação é mínima e em nada incomodativa e apenas se forma no teto nessas situações extremas. Também usamos um colchão anti-condensação que evita que o colchão fique húmido devido à formação de condensação debaixo do mesmo. Confesso que este era o nosso maior receio com este tipo de tendas mas a nossa experiência tem sido excelente com a Overzone.

O anexo é peça fundamental para aquelas noites chuvosas onde precisamos de um espaço para preparar refeições, comer ou brincar com as crianças. O material do anexo é igual ao da tenda e, portanto, com as mesmas qualidades. Está dividido em partes que se podem unir ou não por fecho de correr. Esta modularidade permite escolher se pretendemos o anexo completo ou apenas um dos lados como um tapa vento. Também facilita a montagem e desmontagem dado o peso do tecido. Tem duas janelas, uma em cada lado e a secção frontal permite ainda a montagem de um toldo com dois varões incluídos. Infelizmente o anexo não inclui chão. Apesar de facilmente se criar um, nunca fica completamente estanque dos elementos exteriores e era algo que poderia ser incluído de modo a ser colocado quando fosse necessário.

Tão importante como o artigo é a marca e a respetiva assistência ao cliente e neste ponto só temos a dizer bem. Dado não existir representante em Portugal, todo o processo de compra da tenda realizamos através do site da Autohome em Itália tendo decorrido lindamente com a transportadora a vir entregar o enorme pacote à porta de casa passado 3 semanas. Infelizmente, devido a um acidente, também já podemos utilizar a assistência técnica e foram muito prestáveis tendo rapidamente enviado as duas dobradiças que precisamos.

Apesar do preço acima da média para este tipo de tendas, 2779 euros a 3299 euros conforme o tamanho pretendido, a qualidade do tecido em conjunto com o design único faz da Overzone uma tenda muito recomendável para todos os que procuram a aventura em todos os climas e com todo o conforto.

Principais vantagens da Overzone:

  • Boa resistência à chuva e ao vento
  • Tecido muito respirável
  • Rapidez de montagem (para uma softshell!)
  • Pano de tenda opaco à luz
  • Abertura e fecho das janelas interno

E as desvantagens:

  • Ausência de fecho de correr inferior nos mosquiteiros da entrada e janela frontal (para famílias com crianças pequenas)
  • Anexo sem possibilidade de aplicar chão estanque

Deixar uma resposta